terça-feira, 19 de setembro de 2017

Versão beta 1.0.2015

Vereadores da Câmara de Búzios Apresentam Projetos Para Atender às Mulheres
segunda-feira, 3 de abril de 2017

Dois projetos de lei, encaminhados na Câmara de Búzios na sessão ordinária de quinta-feira(30), visam atender às mulheres. Um deles propõe a criação do Programa de Apoio à Gestante no município.

As medidas propostas para o programa são: realizar campanhas informativas na rede pública de saúde, orientando as gestantes sobre os cuidados necessários durante a gravidez oferecer exames para acompanhamento do desenvolvimento da gestação, incluindo diagnósticos por ultrassom atendimento médico-hospitalar durante toda a gestação complementação alimentar para a gestante, com acompanhamento pela assistente social e complementação de vitaminas indispensáveis à gravidez, em especial o ácido fólico.

Conforme o projeto, as eventuais despesas decorrentes da aplicação dessa lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, determinadas no orçamento vigente, e suplementadas, se necessário.

“Várias grávidas reclamam que quando vão ao primeiro Pré-natal, conseguem o ultrassom quase no final da gestação. Levam cerca de 4 a 6 meses para conseguir o ultrassom. Nessa lei, o prazo máximo é de 7 dias.”, explicou da tribuna uma das autoras do projeto, vereadora Gladys Nunes.

Os vereadores Valmir Nobre, Dida Gabarito, Josué Pereira e Cacalho também assinam a autoria do projeto. O PL 23/2017 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça. Nessa etapa, a comissão competente não avalia o mérito da matéria, mas somente sua constitucionalidade.

Também foi encaminhado à CCJ o projeto, de autoria do vereador Dida Gabarito, determinando que os materiais didático-pedagógicos fornecidos pelo município deverão conter informações sobre serviços da Rede de Proteção à Mulher no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é “proteger a integridade física da mulher dentro da família, através dos estudantes.” 

A vereadora Joice Costa também sugeriu medida para combater a violência contra mulher, quando solicitou na sessão passada a criação do “Projeto Maria da Penha Vai às Escolas”. " Eu trago essa solicitação como Indicação porque é um projeto que deve ser inserido dentro dum projeto pedagógico e a gente sabe que está questão quem vai resolver é a própria Secretaria de Educação.", esclareceu Joice.

Indicação é um apontamento que o vereador faz ao poder Executivo sobre medidas de interesse público que não são de competência do Legislativo. Depois de aprovada, a Indicação é encaminhada ao poder competente, mas a sua execução não é uma obrigação legal

Crédito foto: Thaís Avellino

 

Conheça a Câmara
História da Casa Legislativa
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Notícias
Regime interno

Serviços
Pauta das Sessões
Sessões ao vivo

Legislativo
Leis
Proposições
Lei Orgânica Municipal

Hotsites
TV Legislativa
Portal da Transparência

Acompanhe a Câmara
Facebook
YouTube



Câmara Municipal de Armação dos Búzios
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400, Manguinhos, 28950-000, Armação dos Búzios
Telefone: (22) 2633- 6300
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Eventos da semana
SegTerQuaQuiSex