quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Versão beta 1.0.2015

Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Búzios faz uso da Tribuna Popular
segunda-feira, 3 de julho de 2017

Na sessão ordinária de quinta-feira(29), o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Armação dos Búzios Marcos Cleyton Assis Sodré fez uso da tribuna popular - espaço concedido às associações de classe, aos clubes de serviço ou às entidades comunitárias - para tratar de assuntos de interesse público no plenário da Câmara de Búzios.

O presidente da associação falou das atribuições da Guarda Municipal. Citou a Lei Federal 13.022, de 2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), que estabelece a função de policiamento preventivo à Guarda Municipal. “Essa lei retira as guardas municipais do papel restrito de proteção dos bens patrimoniais dos bens públicos, ou seja, daquele guarda da faixa, da praça e da escola.”

Defendeu ainda que o uso diferenciado da força é um dever do guarda municipal, quando necessário. “Negar que a Guarda Municipal integra o quadro de segurança pública é ignorar à lei. Assim como, negar que a Guarda tem competência legal para fiscalizar o trânsito em vias públicas municipais.”, completou Marcos Sodré.

Ele também apresentou o número do efetivo da GMAB: são cerca de 260 agentes.“Num município onde o efetivo da Polícia Militar é de cerca de 20 agentes por plantão e da Guarda Municipal é de 50 a 60 agentes por plantão, abrir mão da contribuição legal da Guarda Municipal soa como irresponsabilidade.”, opinou.

Aos vereadores, falou da importância de se criar leis e destinar recursos para treinamento e capacitação da Guarda Municipal e falou da Corregedoria da Guarda Municipal, onde a população pode fazer suas denúncias dos agentes, cuja conduta é contrária às leis.

Crédito foto: Thaís Avellino

 

Conheça a Câmara
História da Casa Legislativa
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Notícias
Regime interno

Serviços
Pauta das Sessões
Sessões ao vivo

Legislativo
Leis
Proposições
Lei Orgânica Municipal

Hotsites
TV Legislativa
Portal da Transparência

Acompanhe a Câmara
Facebook
YouTube



Câmara Municipal de Armação dos Búzios
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400, Manguinhos, 28950-000, Armação dos Búzios
Telefone: (22) 2633- 6300
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Eventos da semana
SegTerQuaQuiSex