terça-feira, 17 de outubro de 2017

Aprovado Projeto que Garante Direito dos Idosos
quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Conforme a Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) e a Lei Estadual 6559/2013 (Política Estadual do Idoso), idoso é todo aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos.

A partir daí, visando adequar a legislação municipal de Búzios às legislações acima citadas, o vereador Niltinho de Beloca propôs o Projeto de lei 46/2017, que estabelece que todas as leis municipais em vigor na cidade, voltadas ao idoso e que tenham como referência a idade de 65 anos, sejam alteradas para 60 anos, se adequando e atualizando suas respectivas redações. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária dessa terça-feira(05).

O PL prevê ainda que para obter seus direitos de gratuidade no transporte público e de desconto de 50% na compra de ingressos de cinemas, teatros e similares, basta o idoso apresentar a carteira de identidade.

O Projeto de lei 46/2017 foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção e passará a vigorar a partir da data de sua publicação.

Outro projeto aprovado ontem propõe alterar a estrutura administrativa da administração pública direta, alterando a nomenclatura do cargo em comissão de Coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública para Coordenador de Defesa Civil. Conforme a mensagem do chefe do Executivo, de quem partiu a iniciativa, a proposição visa apenas modificar a denominação, não causando aumento de despesa.