quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Versão beta 1.0.2015

Projeto que Obriga Instalação de Câmeras nos Transportes Coletivos de Búzios é Vetado
quarta-feira, 9 de maio de 2018

O Projeto de Lei nº 72/2017- que obriga as empresas concessionárias e permissionárias do serviço de transporte coletivo de Búzios a instalar câmeras de vídeo, GPS e botão do pânico em seus veículos- foi vetado na sessão ordinária de terça-feira (08).

A justificativa do veto do prefeito André Granado é que o PL 72/2017, de autoria da vereadora Gladys Nunes, contém vício de iniciativa, por tratar de matéria que disciplina atos que são próprios do Poder Executivo, além de criar atribuição à secretaria municipal.

Conforme o projeto vetado, as imagens captadas pelas câmeras dos transportes coletivos deveriam ser direcionadas para uma central de imagens de monitoramento, que teria contato direto com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a fim de acionar os órgãos responsáveis nos casos de perigo iminente, incêndio ou acidente de trânsito.

Previa também que as despesas com a implantação desses dispositivos de segurança seriam das próprias empresas concessionárias e permissionárias do serviço de transporte coletivo.

Antes da votação da matéria, a vereadora Gladys Nunes defendeu a derrubada do veto. Para ela o projeto daria mais segurança às vans e aos passageiros, principalmente mulheres e crianças que andam de vans e de ônibus.“Eu fiz esse projeto devido algumas meninas que estavam vindo ao meu gabinete falar de várias situações ocorridas dentro das vans.”, acrescentou.

Apesar de concordar com a importância da iniciativa, o vereador Lorram Silveira defendeu a manutenção do veto.Lembrou, em seguida, que projetos de autoria dele e que também seriam bons para a cidade, já foram inviabilizados por inconstitucionalidade. “Tão importante quanto o monitoramento das vans é o das escolas para afugentar vagabundo, traficante, tralha, que fica aliciando as nossas crianças na escola. Já fiz projeto para isso, mas não pode ser feito porque é inconstitucional. Queria muito que cada canto da escola tivesse aquela vigilância constante com câmeras e apoio da nossa guarda municipal e Polícia Militar. Então é uma ideia boa sim, mas infelizmente nós não vamos conseguir avançar por conta de inconstitucionalidade.”, justificou Lorram.

Os vereadores que votaram a favor da manutenção do veto foram Josué Pereira dos Santos, Adiel Vieira, Nilton César Alves de Almeida e Lorram Silveira; enquanto a vereadora Gladys Nunes foi contrária ao veto.

 

Conheça a Câmara
História da Casa Legislativa
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Notícias
Regime interno

Serviços
Pauta das Sessões
Sessões ao vivo

Legislativo
Leis
Proposições
Lei Orgânica Municipal

Hotsites
TV Legislativa
Portal da Transparência

Acompanhe a Câmara
Facebook
YouTube



Câmara Municipal de Armação dos Búzios
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400, Manguinhos, 28950-000, Armação dos Búzios
Telefone: (22) 2633- 6300
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Eventos da semana
SegTerQuaQuiSex