sábado, 20 de outubro de 2018

Comissão de Educação Apresenta Projeto Para Instituir “Esqueça Um livro” em Búzios
segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Inspirado no BookCrossing, o “Esqueça um livro” é uma campanha nacional de incentivo à leitura, que consiste em deixar um livro em locais públicos nos dias 25 de janeiro e 25 de julho, para que outras pessoas leiam essas obras encontradas. A campanha sugere que junto ao livro contenha um bilhete explicando que aquele exemplar foi deixado no local de propósito, a fim de compartilhar conhecimento; e convida outras pessoas a também compartilharem um livro. Assim, promove de forma lúdica o encontro do livro com seu leitor.

Tramita na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 76/2018, de iniciativa da Comissão de Educação, a fim de instituir no calendário anual de atividades culturais do município a Campanha “Esqueça um Livro”, que ocorrerá todo dia 25 de janeiro e 25 de julho, de acordo com a campanha nacional.

O objetivo é promover o livro e a leitura na cidade e estimular a universalização do direito ao acesso ao livro. A proposta foi sugerida à Comissão pelas integrantes do grupo Cidade Biblioteca. “A professora Luisa Barbosa presenteou a Comissão de Educação com essa proposta do Esqueça um livro em Búzios. É um projeto importante para nossas crianças, nossos jovens e até para os adultos e idosos terem acesso à literatura e ao conhecimento, através dos livros... A gente pode viajar nesse mundo tão imenso que é a leitura.” , comentou o vereador Nilton César Alves de Almeida, membro da Comissão de Educação.

A vereadora Joice Costa também falou sobre a importância desse projeto para a cidade. “Quando você “esquece esse livro”, você pode até mesmo colocar uma carta para aquele que o encontrar para que cuide com carinho dele. Eu achei isso interessantíssimo porque estimula as trocas de experiências de leituras.”

O Projeto de lei 76/2018 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça na sessão ordinária do dia 02 de outubro.