segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Audiência Pública Apresenta Dados da Saúde de Búzios no Segundo Quadrimestre
sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O Secretário Municipal de Saúde de Búzios Fábio Waknin e a agente administrativa da pasta Dayse Maria Nunes apresentaram dados da Saúde de Búzios, referentes aos meses de maio a agosto de 2018, na audiência pública realizada quarta-feira(17) na Câmara Municipal.

Os dados apresentados no relatório quadrimestral vão desde as fontes dos recursos aplicados no período, a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada até os indicadores de saúde da população.

Do Legislativo, participaram os vereadores Adiel Vieira e Miguel Pereira (ambos integrantes da Comissão de Seguridade), Valmir Nobre e Joice Costa. Com poucas pessoas na assistência, a audiência teve duração de 54 minutos.

Conforme o relatório, as despesas com a Saúde no segundo quadrimestre de 2018 totalizou R$21.351.404,88, sendo: despesa com pessoal (R$14.174.149,48), material de consumo (R$1.159.033,73), obras e instalações (R$349.566,70), despesas correntes (R$301.557,32). Os recursos próprios aplicados na Saúde nesse período foi de R$ 14.475.832,75.

O quantitativo de óbitos no município, de maio a agosto, foi 63, sendo o maior número relacionado às doenças do aparelho circulatório (11 óbitos).

Durante a participação das entidades representativas, o vice-presidente da ServBúzios e conselheiro de saúde Marcos Silva apontou a obrigatoriedade de se incluir no relatório quadrimestral as despesas com as fontes das transferências do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal. "A gente apontou essa necessidade dessa nova seção no relatório no Conselho de Saúde e gostaria de voltar novamente a requerer essa seção.”

( Assista à audiência pública na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=eGJJFCYs3xo )